Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento — isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
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Como o Darma do Buda surge para nós?
• mp3 do podcast.
• Vacuidade e interdependência (vídeo anterior que baseou algumas das questões tratadas neste vídeo)
• Dança Mágica (livro de Thinley Norbu Rinpoche traduzido por Padma Dorje e recém lançado)
• Perguntas que encobrem a sabedoria (respostas a perguntas sobre o darma em tzal.org)
• Carma, o que é, o que não é e qual sua importância (livro de Traleg Kyabgom Rinpoche)
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O tempo não faz sentido
O conceito de tempo possui vários sentidos, alguns deles contraditórios entre si. Para o budismo, o tempo só possui existência relativa.
Aspirando dificuldade
Quando nossa prática é iniciante, buscamos as melhores condições. Na medida em que nossa prática fica mais profunda, buscamos desafios.
Carma implica fatalismo?
Será que a noção de carma acaba com nossas tentativas de melhorar as situações dos seres? Ou será que a nossa melhor possibilidade de melhorar qualquer coisa não é justamente lidar com as verdadeiras causas da felicidade e de seu oposto?
Budismo e trans-humanismo
Longevidade muito ampliada e inteligência artificial ao nível de ser possível fazer o upload de uma consciência para uma máquina seriam um problema para o budismo?
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